AI Summary

Loading AI overview...

Este ano, passei de me sentir sempre cansado a embarcar numa road trip de uma semana numa autocaravana ao longo da costa de Portugal.

Só em momentos assim é que nos lembramos de como a vida pode ser bonita. Tudo à nossa volta para, e podemos aproveitar um momento para nós mesmos, para deixar ir as limitações e inseguranças do nosso passado e do nosso futuro.

Tudo Acontece Por Uma Razão

No início de 2022, a minha melhor amiga, Bella, e eu decidimos ir a uma fogueira com um grupo de estranhos que tínhamos conhecido na Internet. Foi nesta fogueira que a Bella e eu conhecemos a Sophie e o Mateo.

A algumas meses depois, a Bella e o Mateo começaram a namorar, e do nada, todos nós decidimos mudar-nos para Lisboa durante o verão. 

Na nossa segunda noite em Lisboa, vimos um cartaz a anunciar a banda de música, Tame Impala. Eles iam tocar no NOS Primavera Sound, um famoso festival de música no Porto, a 5 horas de nós. 

Para que percebas, “Eventually”, uma canção dos Tame Impala, foi o que nos juntou naquela primeira noite em que nos conhecemos na fogueira. Por coincidência, todos tínhamos adicionado a mesma música à lista. Quando vimos o cartaz, foi um sinal para nós, tínhamos de ir e viver essa experiência ao vivo!  

Comprámos então o bilhete e lembrámo-nos que tínhamos ouvido falar da Indie Campers através de um amigo que recentemente tinha viajado com uma das suas autocaravanas pela costa da Califórnia. Depois de ouvir sobre a aventura incrível dele com eles, soubemos que seria a solução perfeita para a nossa própria aventura. 

Decidimos reservar uma autocaravana para uma semana e começámos a contar os dias até à nossa data de pick-up. Tudo estava alinhado, e o nosso plano de verão inesquecível estava a ser fantástico.

Que a Aventura Comece

No dia 7 de junho de 2022, começámos a nossa road trip de autocaravana. Apanhámos a van no centro de pick-up da Indie Campers em Lisboa, e fiquei surpreendido com o espaço e o conforto que tínhamos. 

Fizemos imediatamente uma paragem na nossa mercearia favorita, Lidl, para comprar alguns petiscos para a viagem. A van tinha frigorífico, por isso as nossas preciosidades mais queridas (húmus picante e filmes Polaroid) estavam a salvo do calor português. 

Não Olhes Para Trás, Nós Não Vamos Por Aí

Durante o caminho até Porto, íamos procurar parques de skate onde quer que estivéssemos e classificá-los. O nosso favorito foi o HollySkate na Ericeira. Passámos lá algumas horas, e depois voltámos para a van para encontrar o local perfeito para estacionar e ver o pôr do sol. Dormimos a ouvir o oceano e acordámos com o sol a aquecer suavemente as nossas faces.

No dia seguinte, fomos conhecer outro parque de skate em Aveiro antes de seguirmos para o nosso destino do dia, o Dreamsea Surf Camp na Praia Da Tocha. O Mateo, a Bella, e eu tínhamos planeado ser voluntários no surf camp mais tarde no verão. 

Por isso, decidimos dormir lá uma noite para nos apresentarmos pessoalmente. Chegámos no dia da noite de karaoke! Depois de nos envergonharmos durante duas horas, acabámos a noite porque precisávamos de descansar para o dia seguinte. O dia em que finalmente íamos ver os Tame Impala ao vivo.

Os Sonhos Acabam Por Se Cumprir

Porto fica a cerca de duas horas de viagem da Tocha. A Sophie e eu aproveitámos esse tempo para limpar as nossas máquinas fotográficas, pois estavam cheias de areia dos últimos dias na praia. Chegámos, preparamos-nos e seguimos para o festival. 

Esperámos 3 horas à frente do palco para conseguir uma boa vista. Os Tame Impala têm o espetáculo de luzes mais louco que já vi. “Eventually”, a nossa música, apareceu. Olhámos todos uns para os outros maravilhados. Não podíamos acreditar que tínhamos conseguido. 

Não podia acreditar que estava a ouvir a minha música favorita ao vivo em Portugal com duas pessoas que tinha conhecido há dois meses numa fogueira. A vida é simplesmente louca. 

Quando voltámos para a van, não parámos de falar das emoções que sentimos. Foi uma descarga de adrenalina que nos fez sentir tão vivos. Não conseguíamos descrever essa emoção, por isso criámos uma palavra para ela: “Amprate”. 

É a emoção esmagadora que não consegues descrever pelo amor que sentes pela Terra e pelo mundo à tua volta quando estás a viver o momento e a experienciá-lo por completo. Um momento em que tudo parece certo, um momento que não seria possível sem a Indie Campers. 

Lembra-te Sempre de Deixar Espaço Para as Coincidências

Nos dois dias seguintes, explorámos Porto, Nazaré e, por acaso, Peniche. Tínhamos planos de voltar a parar na Ericeira e dormir lá. Isso até a Bella pôr a música “wasted” do Tiesto. O Mateo não era grande fã dessa música e parou a van à beira da estrada, recusando-se a conduzir até pararmos de cantar em alto e bom som. 

O que não tínhamos percebido é que o Mateo tinha parado numa duna de areia e ficámos presos. Foi nessa altura que percebi que tudo acontece por uma razão e que não existe tal coisa como acaso. Para nossa sorte, um BMW mal tratado, com seis rapazes locais de Peniche, passou por nós, viu a nossa luta, e ajudou-nos a sair da duna. 

Mostrámos a nossa gratidão oferecendo-lhes umas cervejas num bar de praia perto mais tarde nesse mesmo dia. Parámos o dia, tirámos milhares de Polaroids, tivemos batalhas de dança e vimos o pôr do sol mais lindo. 

Um Fim ou um Novo Começo? 

No bar de praia decidimos chamar à nossa autocaravana Tiesto. O Tiesto ensinou-nos muitas coisas, não só sobre autocaravanas, mas sobre a vida. Ensinou-nos a realmente entregar-nos ao presente e a não nos prendermos às expectativas. Às vezes, um percalço na estrada, ou no nosso caso, ficar preso na beira da estrada, leva sempre a uma grande história.